Para marcar o Dia Mundial de Combate à Malária, neste 25 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está realçando as conquistas alcançadas em países que se aproximam da eliminação da doença. Cabo Verde está entre as oito nações que relataram zero caso durante três anos, até o final de 2020. O país fez parte da iniciativa conhecida como ‘E-2020’ apoiada pela agência da ONU. Timor-Leste relatou apenas um paciente e faz parte das nações classificadas como tendo chegado a excelentes progressos rumo ao fim de casos.
Auxílio
Este ano, a OMS anunciou 25 países com potencial para erradicar a malária em um prazo de cinco anos. Eles receberão auxílio especializado e orientação técnica na ação para atingir essa meta.
Com base em sucessos e nas lições aprendidas durante a iniciativa ‘E-2020’, a agência realça a inspiração para várias nações. Além de tentar erradicar a doença mortal, os países do grupo procuraram melhorar o setor da saúde e a subsistência de suas populações em momento de pandemia de Covid-19.