Publicou a monografia “Uma História da Arqueologia na África. Peculiaridades, Conflitos e Desafios da disciplina em Angola”, com enfoque especial à Mbânza- Kôngo.
Como estudante e pesquisador, Bruno esteve em diversos países do continente africano como Marrocos, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, África do Sul e Suazilândia com roteiro destinado aos locais de relevância histórica como museus, sítios arqueológicos e florestas sagradas.
Em suas temporadas na África, ele teve a oportunidade de conhecer e entrevistar diversos professores universitários, ex-combatentes de libertação nacional, chefes, sacerdotes, guardiões das tradições locais, reis e, claro, conhecer um pouco da realidade da população local.
Entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, Bruno viveu entre o Benim, Togo e Gana pesquisando e participando de comemorações como o Festival do Vodun (realizado em 10 de Janeiro, Ouidah, Benim), e da Festa do Nosso Senhor do Bonfim e o Carnaval Brasileiro (realizado em 18 de Janeiro, Porto-Novo, Benim). Em Por dentro da África, ele dará a sua valiosa contribuição em análises sobre cultura material e os locais de relevância histórica mostrando uma África para além das belezas naturais.