Por dentro da África
A África é um continente repleto de diversidade cultural e isso faz com que essa região do planeta ofereça uma rica quantidade de expressões musicais. Pensando nessa incrível variedade de música, o Por Dentro da África preparou uma playlist com artistas da nova geração para você não ficar parado. Em breve, faremos uma série com artistas de diferentes países e estilos de música. Você também pode nos ajudar com suas sugestões enviando para contato.
No final, veja a lista de reportagens e entrevistas exclusivas do Por dentro da África com músicos africanos
Aya Nakamura
Aya Nakamura é uma cantora pop francesa-maliana. É mais conhecida pela canção de sucesso “Djadja”, que tem mais de 800 milhões de visualizações no YouTube. Nakamura publicou as suas canções na internet, ganhando sucesso com “Karma” e “J’ai mal”. Notavelmente, a sua canção “Brisé”, composta por Christopher Ghenda, conseguiu 34 milhões de visualizações no YouTube, e sua colaboração com o rapper Fababy em “Love d’un voyou” resultou na sua entrada nas paradas da França.
Burna Boy
Burna Boy é um cantor, compositor e produtor nigeriano. Ele ficou famoso em 2012 após o lançamento de “Like to Party”, o single principal do seu álbum de estúdio de estreia, L.I.F.E (2013). Em 2017, Burna Boy assinou com a Bad Habit/Atlantic Records nos Estados Unidos e a Warner Music Group. O seu quarto álbum de estúdio, African Giant, foi lançado em Julho de 2019 e ganhou o Álbum do Ano no All Africa Music de 2019. Além disso, foi nomeado para um Melhor Álbum de Música do Mundo no 62º Grammy Awards Anual.
CKay
Chukwuka Ekweani (estilizado como CKay) é um cantor e compositor nigeriano. O seu single de sucesso internacional “Love Nwantiti”, também conhecido como “Love Nwantiti (Ah Ah Ahh)”, foi lançado em 2019 pela Chocolate City. Em 9 de Maio de 2022, tornou-se a primeira canção africana a ultrapassar 1 bilhão de streams no Spotify e tem sido desde então considerada “o maior sucesso da história africana”.
Mani Bella
No início de 2014, a cantora camaronesa Mani Bella lançou seu single “Pala Pala”, com uma dança que fez sucesso nos 4 cantos da África. Ela nasceu em Yaoundé, numa família de músicos. O seu pai Mani Léon, conhecido como Pilatus, é baixista e o avô Apollinaire Owona, mais conhecido como Cherami, é um saxofonista. Mani Bella vive em Paris com a sua família.
Davido
O jovem cantor nigeriano Davido, de 30 anos, já havia conquistado a África com singles anteriores como “Skelewu” ou “Back When”, mas “Aye” é seu principal sucesso. Davido é conhecido como um dos artistas africanos mais populares de sua geração.
Mayra Andrade
Reconhecida como uma das cantoras mais promissoras de Cabo Verde, Mayra Andrade ganhou, com apenas 16 anos, a medalha de ouro nos Jogos da Francofonia de 2001, realizados em Ottawa no Canadá. No seu último álbum (Manga), em 2019, ela fez muitas referências à Cabo Verde. Assista ao clipe da música que dá nome ao álbum!
Nascida em Cuba, ela cresceu em Cabo Verde, mas também em países como Angola, Senegal e Alemanha. Em 2015, tornou-se ambaixadora da campanha da ONU Livres e Iguais (Free and Equal) em Cabo Verde para pedir respeito à comunidade LGBT do arquipélago.
Serge Beynaud
Da Costa do Marfim, o cantor, Serge Beynaud, faz sucesso com a coreografia de “Okeninkpin”. Nascido em Yopougon, no sudeste de Abidjan, ele compõe canções desde a sua infância. É conhecido pelo seu estilo elegante de vestir e é uma das figuras mais notáveis da cena Coupé-Décalé.
Yemi Alade
“Johnny”, da nigeriana Yemi Alade, é uma das música mais tocadas na África. Yemi é uma cantora, compositora, atriz e ativista. Após os lançamentos dos seus álbuns King of Queens e Mama Africa com enorme sucesso comercial gravado para ambos os álbuns, embarcou consecutivamente em turnês mundiais.
Sauti Sol
A boy band queniana, Sauti Sol, não era muito famosa fora de seu país, até “Sura Yako”, single que conquistou as pistas de dança de todo o continente. Formada em Nairobi, a banda lançou seu primeiro álbum em 2008. O segundo álbum de estúdio, Sol Filosofia, em 2011, deu ao grupo uma série de premiações.
Eddy Kenzo
Os sucessos africanos são conhecidos por sua animação, o que não é diferente em “Sitya Loss”, do cantor Eddy Kenzo. Kenzo nasceu em Masaka, uma cidade na região central de Uganda. Ele perdeu sua mãe aos 5 anos de idade e passou a viver nas ruas até os 13 anos. Em 2008, ele foi destaque na música popular “Yanimba”, de Kikie Wine. Sua letra “Stamina” foi recebida com aclamação pela crítica e foi usada como canção tema para a campanha eleitoral do presidente Yoweri Museveni.
Com informações do Wikipedia
Música para conscientizar: Projeto na Tanzânia combate preconceito contra pessoas com albinismo
Entrevista exclusiva com Coral Gospel de Soweto: as vozes da diversidade da África do Sul