Costa do Marfim celebra Dia Africano de Segurança Alimentar e Nutricional

0
228
Agricultores na Liberia - Foto de FAO
Agricultores na Liberia – Foto de FAO

Com informações da ONU

Neste ano, o Dia Africano de Segurança Alimentar e Nutricional, celebrado na Costa do Marfim em 18 de novembro, teve como tema a “Promoção de Sistemas Alimentares Sustentáveis para Dietas Saudáveis e Melhor Nutrição”.

O evento reuniu cerca de 180 representantes de 25 países para compartilhar experiências e discutir os desafios de garantir segurança alimentar e nutricional para todos.

A data serve como plataforma nos níveis nacional, regional e continental para o compartilhamento de experiências, conhecimentos e aprendizagem mútua, assim como para o monitoramento do progresso de governos e parceiros em garantir segurança alimentar e nutrição para todos.

Segundo dados do Programa Mundial de Alimentos, 44% da mortalidade infantil na África está associada à desnutrição, e apenas uma em cada cinco crianças sofrendo de desnutrição recebe atendimento médico adequado.

Isso se reflete no desenvolvimento das crianças e em sua capacidade de aprender. O estudo revela que 18% da repetência escolar está associada à desnutrição e que crianças desnutridas têm 3,6 anos de estudo a menos.

Em reconhecimento à inaceitável e crônica crise de fome e má-nutrição na África, os chefes de Estado da União Africana declararam o Dia Africano de Segurança Alimentar e Nutricional, durante a 15ª Sessão Ordinária da Cúpula da União Africana, realizada em Kampala, Uganda, em julho de 2010.

Desde a comemoração inaugural em Lilongwe, Malawi, no dia 31 de outubro de 2010, o dia foi comemorado sete vezes.