Etiópia: Fornecimento de água transforma comunidades agrícolas de refugiados

0
329
Ogaden, Etiópia, UNHCR / P. Wiggers /

Com informações da ONU

No estado de Ogaden, na Etiópia, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Fundação IKEA implementam um programa de abastecimento de água que está revolucionando a vida de refugiados somalis e agricultores locais. As instituições instalaram um sistema hídrico para a irrigação de plantações, levando prosperidade a uma região devastada pelas secas.

“Antes do sistema de canal ser construído, havia apenas arbustos aqui”, lembra Ibrahim Abdi Farah, presidente do Esquema de Irrigação da Comunidade Sede, no campo de refugiados de Kobe.

Usando sementes e ferramentas compartilhadas, os refugiados somalis e os residentes etíopes estão cultivando a terra lado a lado. Estrangeiros e nativos também participaram de treinamentos oferecidos pela cooperação.

O programa do ACNUR é exemplo de uma resposta mais ampla aos fluxos de refugiados, que visa à autossuficiência dos deslocados e também ao suporte das comunidades de acolhimento. Os agricultores trabalham em 13 plantações diferentes, de tomates a cebolas. Os produtos são vendidos nos mercados de todo o país.

“Nós compartilhamos estas terras com os residentes locais porque antes eles dependiam de assistência externa. Agora podem ser independentes e ajudar outras pessoas também”, afirma a somali Dahaba Hassan Ibrahim.