Os eleitores de Comores foram para as urnas escolherem seus candidatos à presidência no último dia 10 de abril. Azali Assoumani foi eleito presidente com 40,98% dos votos no segundo turno.
Com cerca de 800 mil habitantes, Comores está localizada no extremo norte do Canal de Moçambique, na costa oriental da África. O país é composto por três grandes ilhas: Grande Comore (Ngazidja), Mohéli (Mwali) e Anjouan (Nzwani).
De acordo com a agência RFI, Mohamed Ali Soilih, que ficou em segundo lugar com cerca de 39% dos votos, apelou para o Tribunal Constitucional porque exige perícia no software utilizado pela comissão eleitoral. Ele também porque pede a anulação de 34 assembleias de voto em toda a ilha de Anjouan, devido a episódios de violência, questiona denúncias de que votos de pessoas falecidas teriam sido computados.
Inicialmente habitadas por povos nativo de Madagascar e das migrações polinésias, as ilhas foram ponto de passagem do rico comércio feito pelos árabes que iam para o sul da costa leste africana em busca de marfim e escravos.
Saiba mais: Conheça Comores, esse paraíso inexplorado