Com informações da ONU
Rio – A ONU, a União Europeia e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) emitiram um comunicado em conjunto, nesta terça-feira, pedindo a resolução da crise política na Somália acrescentando que “estão prontos para apoiar todos os movimentos para reforçar a construção da paz e do país, e responsabilizar os que colocarem obstáculos a esse progresso”.
A ONU e os parceiros internacionais lembram que a criação de um sistema federal, o processo de revisão da constituição e a preparação das eleições de 2016 estão pendentes. Eles também pediram ao primeiro-ministro, Abdiweli Sheikh Ahmed, que tome medidas “oportunas e decisivas” para reforçar a unidade nacional, melhorar a segurança e acelerar os processos democráticos pendentes.
O representante especial do secretário-geral para o país e chefe da Missão da ONU de Assistência na Somália (UNSOM), Nicholas Kay, disse que, embora o novo governo injete um novo impulso para as mudanças, o progresso na construção do país não tem sido tão rápido quanto necessário.
Com informações da ONU