Episódio #8 – Moçambique e a memória da guerra civil, com Celso Gusse

0
732

O episódio n.º 8 do Por Dentro da África Podcast traz uma conversa como o doutorando de Estudos Africanos do ISCTE Celso Gusse. Moçambicano, ele esteve durante muito tempo ligado a docência na Universidade Unitiva em Moçambique e tem uma paixão pelas áreas de gestão de conflitos e o empoderamento das mulheres.

O investigador social quer dar o sua contribuição ao processo de desenvolvimento do seu país e considera a Paz um valor fundamental para a prosperidade da nação. Na sua tese, Celso Gusse analisa “Moçambique e a Memória da Guerra Civil: o contributo dos partidos políticos parlamentares no processo de reconciliação nacional (1994-2020)”.

Um tema pouco pesquisado e ainda sensível na memória dos moçambicanos. De acordo com o pesquisador, a guerra civil que durou 16 anos “criou traumas nas famílias moçambicanas e muitas delas ainda não se recuperaram e vão passando esses traumas de geração para geração”.

Para Gusse, a reconciliação nacional ainda é uma miragem. “Moçambique vive um processo de paz ameaçada, em parte porque algumas questões ligadas ao passado de guerra civil ainda estão por resolver” afirma.  A instabilidade política vivida em 2013, a pobreza e as desigualdades sociais são as ameaças latentes atualmente.

Gusse sugere que Moçambique deveria passar por um processo de reconciliação semelhante ao da África do Sul onde, para além da anistia, foi criada uma comissão da verdade, houve julgamentos nos tribunais, punições e até reparações às vítimas. Para o pesquisador, os partidos políticos reparam mais nas suas diferenças e procuram resolver questões ligadas ao exercício e partilha de poder ao invés de envolver mais os cidadãos.

Mas as mudanças já acontecem e é nesse caminho de pesquisa que o doutorando segue: olhando para os discursos dos parlamentares, revendo as leis aprovadas e o seu impacto na vida dos moçambicanos.

Ficha técnica do episódio
Ouça os episódios anteriores

Conheça o hotsite e a equipe