A Missão Conjunta de Paz da União Africana – Nações Unidas em Darfur (UNAMID) expressou nesta quinta-feira (16) profunda preocupação com os relatos de aumento de tensões e confrontos entre as tribos Reizegat e Habaniya em Al Sunta, a 150 quilômetros de Nyala em Darfur do Sul. Em 14 de julho, várias fontes relataram que a violência já havia deixado dezenas de mortos e causado feridos em ambos os lados. As disputas foram supostamente iniciadas por um incidente de roubo de gado, quando as tribos mobilizaram seus combatentes.
Em um esforço para acalmar a situação, a UNAMID instou “os líderes e membros de ambas as tribos a exercer o máximo de cautela, engajar em diálogo significativo para resolver suas disputas e conter-se de todos os atos que possam levar a uma maior intensificação da violência, perda de vidas e potencial deslocamento de pessoas inocentes.”
A Missão está monitorando de perto a situação para receber mais detalhes, incluindo a causa verdadeira do choque entre as tribos e o número de fatalidades.