Rio – O Conselho de Segurança da ONU prorrogou a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) até 15 de julho de 2014. A decisão foi tomada na última quinta-feira para dar continuidade ao trabalho de consolidação da paz e da segurança no país, ajudando a estabelecer as condições para o seu desenvolvimento.
O Conselho adotou uma resolução reiterando que a tarefa prioritária da missão é proteger os civis do país. Os 15 Estados-Membros também elogiaram a intenção do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, de reconfigurar geograficamente a presença militar da UNMISS para concentrá-la em áreas de alto risco.
O órgão reafirmou seu apelo ao Sudão do Sul para que o governo assuma responsabilidade maior na proteção dos civis e coopere de forma mais estreita com a UNMISS.
Exigiu, também, que o governo e todos os partidos relevantes cooperem plenamente com a implementação, operação, monitoramento, verificação e funções reportadas pela UNMISS, particularmente por meio da garantia da segurança e liberdade de circulação irrestrita dos funcionários da ONU em todo o país.
Com informações da ONU