Rio – O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon elogiou a adoção de estratégias regionais contra atividades marítimas ilegais, pirataria e outras atividades clandestinas na África Ocidental e Central. As decisões foram tomadas pela Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo do Golfo da Guiné, que se reuniu na capital do Camarões, Yaoundé, na semana passada.
Em um comunicado divulgado pelo porta-voz de Ban Ki-moon, o secretário-geral da ONU elogiou todos os participantes pelo seu alto nível de engajamento e esforços coletivos para enfrentar e evitar a pirataria, “que continua sendo uma séria ameaça para as atividades econômicas e de segurança dos países afetados”.
Ele também saudou a adoção do “código de conduta da prevenção e repressão da pirataria, roubo à mão armada contra navios e atividades marítimas ilegais na África Ocidental e Central”, que define a estratégia regional e abre o caminho para um instrumento juridicamente vinculativo.
– Ele incentiva todos os Estados da região a assinar e implementar (o código) e pede para os parceiros bilaterais, regionais e internacionais proporcionarem os recursos necessários – disse o comunicado, acrescentando que a ONU está pronta para continuar a apoiar este processo, incluindo a ajuda do representante especial do secretário-geral da ONU para a África Central e Ocidental.
Com informações da ONU