Por Andre Carlos Zorzi, Por dentro da África
A Nigéria sagrou-se decacampeã da Copa Africana de Nações feminina no último sábado, 3 de dezembro, ao vencer a seleção camaronesa por 1 x 0 na final. A equipe reafirmou seu domínio continental diante das anfitriãs camaronesas, que contavam com apoio da torcida local. Os cerca de 40 mil lugares de capacidade do estádio Ahmadou Ahidjo ficaram lotados horas antes do apito inicial.
O gol foi marcado pela atacante Oparazie, aos 38 minutos do segundo tempo. Após receber a bola dentro da grande área, ela driblou uma defensora e chutou cruzado. A bola passou por baixo da goleira rival e resultou no primeiro e único gol sofrido por Camarões na competição.
Com 13 gols marcados, as nigerianas tiveram o melhor ataque da competição, e dividiram a melhor defesa com Camarões, com apenas um. A artilheira foi a atacante Asisat Oshoala, com seis gols.
Outro destaque do torneio foi a conquista da primeira vitória na competição pela seleção do Egito, na vitória sobre o Zimbábue, ainda na primeira fase.
É válido ressaltar que por conta da adulteração de documentos de uma jogadora brasileira naturalizada, a Guiné Equatorial, única equipe a já ter sido campeã da competição além da Nigéria, perdeu a vaga conquistada para disputar o torneio. Em seu lugar, participou o Mali, eliminado na 1ª fase.
Confira os resultados da competição:
Grupo A
Camarões 2 x 0 Egito
África do Sul 0 x 0 Zimbábue
Camarões 1 x 0 África do Sul
Egito 1 x 0 Zimbábue
Camarões 2 x 0 Zimbábue
África do Sul 5 x 0 Egito
Grupo B
Nigéria 6 x 0 Mali
Gana 3 x 1 Quênia
Nigéria 1 x 1 Gana
Mali 3 x 1 Quênia
Nigéria 4 x 0 Quênia
Gana 3 x 1 Mali
Semi finais
Camarões 1 x 0 Gana
Nigéria 1 x 0 África do Sul
3º Lugar
Gana 1 x 0 África do Sul
Final
Nigéria 1 x 0 Camarões