A ONU Mulheres em Cabo Verde lançou o Programa de Empoderamento Econômico das Mulheres. A iniciativa que terá duração de 5 anos, inclui prestação de assistência técnica, iniciativas de formação, troca de conhecimento e campanhas de conscientização. Além disso, ele tem como foco trabalhadoras domésticas, informais, mulheres com deficiência e migrantes.
Segundo a agência da ONU, as mulheres enfrentam altos níveis de informalidade e condições de trabalho precárias. Elas também têm maiores probabilidades de estar no subemprego e em trabalhos vulneráveis. Mesmo com diploma universitário, o seu nível de desemprego, 14,5%, é maior do que entre os homens, 9,6%. Para a ONU Mulheres, isso mostra que “a educação não se traduz automaticamente em igualdade de acesso às oportunidades de emprego.” *Com informações da ONU Mulheres Cabo Verde
*Com cerca de 500 mil habitantes, Cabo Verde é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. A cerca de 570 quilômetros da costa da África Ocidental, as ilhas cobrem uma área total de pouco mais de 4.000 quilômetros quadrados. (Wikipedia)