São Paulo: Peça infantil celebra ancestralidade africana

0
431
Crédito Gal Oppido
Espetáculo – Crédito Gal Oppido

Com informações da Baobá Comunicação

No dia 15 de abril estreia no Centro Cultural São Paulo (CCSP) a peça Elegua, Menino e Malandro. O espetáculo infantil apresenta de forma lúdica a ancestralidade africana na cultura de países como Cuba e Brasil. Desde a tradição oral, passando pela música e pelas danças afro-brasileiras e afro-caribenhas.

Eleguá é o mais importante dos orixás na santeria cubana. Representado por uma criança, ele é muito travesso, zombador e brincalhão. O espetáculo Eleguá, menino e malandro investiga a ancestralidade africana na cultura de países como Cuba e Brasil. Desde a tradição oral, passando pela música, pelas danças afro-brasileiras e afro-caribenhas.

A história se divide num primeiro momento em narrar a criação do mundo, a partir da visão cosmogônica africana, o nascimento e a relação de Eleguá com sua família.  Logo a seguir, a rua passa a ser o cenário dos acontecimentos e a encenação procura aproximar o mito das crianças e jovens dos dias de hoje utilizando elementos do rap, do funk e do blues, movimentos de expressão cultural e identidade negra. As linguagens que nasceram das ruas e são desdobramentos contemporâneos da cultura tradicional. Até mesmo a figura do repentista nordestino aparece como ferramenta da nossa narrativa.

(Trecho da peça)

Guardião das portas de todas as casas e seus moradores

Dono dos apitos e dos tambores

Está todo ligado em tudo

O torto, o invertido, a contradição

Esta história conta porque sua fama corre de chão em chão.”

 

Serviço:

Quando: 15 de abril a 21 de maio (sábados e domingos, às 16h)
Onde: Sala Jardel Filho / Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Rua Vergueiro 1000 – Paraíso – São Paulo
tel 3397 4002 / ccsp@prefeitura.sp.gov.br
Entrada: gratuita