Rio de Janeiro: Universidade realizará curso sobre cultura yorùbá

0
596
Arte Iorubá – Arquivo

Por dentro da África

A Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza, desde janeiro, o curso: “Yorùbá – Cultura, Religiosidade e Fragmentos Idiomáticos”. As aulas serão ministradas pelo babalaorixá Marcio de Jagun, idealizador do único dicionário cultural yorùbá (com conceitos filosóficos conforme a cultura yorùbá).

A ligação entre o Brasil e o continente africano abrange muitos aspectos. As religiões de matrizes africanas são parte importante desta riqueza. Devido a essa influência, muitas palavras presentes no cotidiano do brasileiro são de língua yorubá, falada no sudoeste da África, principalmente, na Nigéria. A necessidade de aprender mais sobre esse elo de formação da nossa sociedade foi o grande motivador para o desenvolvimento de um vocábulo yorubá para o português.

“A gente buscou trazer para o livro um descortinar do idioma. Não simplesmente um significado gramatical, mas filosófico. Não apenas dizer que água significa “omi” , mas o que a água é dentro da filosofia Yorubá, qual a percepção acerca desse elemento da natureza – conta, em entrevista exclusiva ao Por dentro da África, o professor de cultura Yorubá Marcio de Jagun, autor do livro “Yorubá: Vocábulo temático do Candomblé”, lançado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Leia a reportagem completa aqui 

Serviço:
Campus Gragoatá/ Bloco B Niterói – Rio de Janeiro

Atendimento: 2a a 5a, das 9h às 20h, 6a, das 9h às 17h e sábado, das 9h às 11h
UFF – PROLEM – Campus Gragoatá – Bloco B – sala 316
Tel: (21) 2629-2517
Saiba mais no site