Rio – Entre os dias 27 de maio e 3 de junho, o Rio de Janeiro receberá o 8º Encontro de Cinema Negro, com exibição de 33 filmes de cineastas negros brasileiros, e outros 30 filmes africanos e da diáspora, oriundos dos Estados Unidos, Caribe, Europa e África. Entre os destaques internacionais estão os documentários e ficções ganhadores do último FESPACO – Festival Panafricano de Cinema de Ouagadougou/Burkina Faso, o mais importante do continente africano, e filmes que também chamaram a atenção em outros grandes festivais.
O encontro que, no último ano, recebeu como adendo o nome de seu criador ZÓZIMO BULBUL, falecido em 2013, atesta o notável crescimento de jovens realizadores negros através de curtas, médias e três longa-metragens lançados a partir de 2014.
Serão 13 cineastas convidados internacionais de diversas regiões da África como Mali, Senegal, Etiópia, Guiné Conakry e Nigéria, como dos Estados Unidos, Inglaterra e Cuba. Os mais notórios são, Cheik Fantamadi (Guiné Conakry), Cheick Omar Sissoko, ex-ministro da Cultura do Mali, Mamadou Sisse (Mali), Hernon Haile (Etiópia), Andrew Dosomuno (Nigéria), Yoruba Richen (EUA), Rachel Perkins (EUA) e Talibah Newman (EUA). Conforme Biza Viana, diretora geral do Festival, seguindo sua tradição, o Encontro este ano tem como homenageado o cinema negro norte americano e o ator Grande Otelo que faria 100 anos em 2015.
São patrocinadores do 8o Encontro – BNDES, Correios do Brasil e Prefeitura do Rio de Janeiro.
Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
End. Praça Floriano, número 7 / Cinelândia
Capacidade: 550 lugares
R$ 4,00 / R$ 2,00 (meia)
Formas de pagamento: dinheiro e cartões de debito
Biblioteca Parque Estadual
End. Avenida Presidente Vargas, 1261 / Centro
Telefone: 2332 7225
Filmes e debates no Auditório da Biblioteca
Capacidade 90 lugares
Entrada Franca
MAR – Museu de Arte do Rio
End. Praça Mauá, 5 / Centro
Telefone: 3031 2741
Filmes e debates no Auditório – 5º andar
Capacidade: 103 lugares
Entrada Franca