Por dentro da África
Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Coletivo CRUA, realizará a 2ª edição do CIRCUITO CINEGRADA. Durante o mês de novembro, o circuito passará por mais de 15 bairros do Rio de Janeiro, para debater, exibir e premiar filmes dirigidos por cineastas negros de todo Brasil.
O Circuito começará no dia 05 de novembro na UFRJ e passará por diversos locais, entre eles Oswaldo Cruz, Morro da Serrinha, Madureira, Irajá, Pedra de Guaratiba, Vila Kennedy, Complexo da Maré, UERJ, Praça de Realengo, Ilha do Governador, CEFET/RJ e Anchieta.
O Coletivo CRUA surgiu em 2013 da iniciativa de um grupo de jovens de vários bairros da periferia do Rio de Janeiro interessados em expressões artísticas populares. O CRUA é formado por jovens envolvidos em diversas áreas da cultura criativa, como cinema, fotografia, artes plásticas, teatro, músicos entre outros.
Um dos integrantes do CRUA, Rafael Ferreira, 31 anos, conta que o Circuito Cinegrada é uma edição especial do nosso cineclube que acontece uma vez por mês no Engenho de Dentro, no Hotel da Loucura.
– “Somos um coletivo que atua com valorização da cultura afro e sempre discutíamos sobre a falta de filmes negros dirigidos por cineastas negros e negras. Foi daí que surgiu a ideia de fazer esse cineclube e fazer abrir um espaço para debater a questão racial através do cinema”.
Para esta edição especial do Circuito, foram selecionados cerca de 25 curta-metragens produzidos nos dois últimos anos por cineastas negros do Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
Para os cineastas participantes, o festival conta com uma premiação de R$5.000,00 em prêmios. Todas as exibições são seguidas de debates com integrantes do coletivo e cineastas convidados, além de atividades como sarau, rap, feijoada e samba.