De 06 a 09 de julho, a cidade do Recife recebe a primeira edição do FINCAR – Festival Internacional de Cinema de Realizadoras. A produção da Orquestra Cinema Estúdios e Vilarejo Filmes, viabilizada pelo Governo de Pernambuco através do Funcultura Audiovisual, tem como objetivo fomentar o debate em torno da presença da mulher no cinema, propondo uma investigação do processo criativo audiovisual de realizadoras.
Serão apresentadas 30 obras, entre curtas, médias e longas-metragens, de 19 países, além de rodas de diálogos, debates e cineclube. As sessões acontecem no Cinema São Luiz, no Centro do Recife, e terão seus ingressos comercializados com meia-entrada promocional para todos, no valor de R$ 3.
A programação conta ainda com a Mostra FINCAR-FICINE, realizada em parceria com o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE), que promove a exibição de filmes de realizadoras africanas com entrada gratuita, no auditório da Aliança Francesa, Derby.
Além disso, o evento recebe as Rodas de Diálogos “Cinema Negro no Feminino” e “Corpos Femininos no Cinema” no Paço do Frevo. Na roda “Cinema Negro no Feminino”, o Fórum Itinerante de Cinema Negro propõe a reflexão sobre as construções de identidades e subjetividades na diáspora e na África, e a formação qualificada de público para debate sobre o Cinema Negro.
Participantes da Roda de Conversa “Cinema Negro” Janaína Oliveira, pesquisadora e coordenadora FICINE e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Yasmin Thayná, realizadora (RJ) Juliana Lima, realizadora e integrante da Associação Brasileira de Documentaristas e Associação de Cineastas de Pernambuco (ABD/APECI) Cíntia Lima, atriz e artistas visual (PE).
A roda acontece na quinta-feira 07/07, as 14h no Paço do Frevo, das 14h as 16h30. No sábado, mostra FINCAR – FICINE, curadoria de Janaína Oliveira, com os filmes: Mães (FRA), de Maïmouna Doucouré 21 min Irmã Oyo (COG), de Monique Mbeka Phoba 24 min Raízes (UGA), de Mukundwa Katuliiba 11 min Nossa Estrangeira (BFA), de Sarah Bouyain 82 min + debate com curadora.