Com informações do Museu Afro
No próximo dia 28, o Museu Afro Brasil receberá a conferência internacional “O tráfico atlântico de africanos: uma perspectiva humana”, com o historiador estadunidense Marcus Rediker (University of Pittsburgh).
O tráfico de africanos foi um processo histórico de longa duração, que envolveu e mobilizou uma diversidade de territórios e populações, e foi responsável pela formação da maior parte das nações modernas no mundo atlântico. A profunda desigualdade que pautou as relações entre os milhões de africanos na condição de escravizados e a vasta rede de comerciantes, marinheiros e oficiais dos navios negreiros constituiu as estruturas de circulação econômica que conformaram ideologias, políticas e a cultura nos nascentes países das Américas.
Nesta conferência, o historiador Marcus Rediker apresenta e discute as perspectivas dos sujeitos envolvidos no tráfico. Ao destacar uma “perspectiva humana”, Rediker contribui para uma melhor compreensão da formação do mundo contemporâneo por meio do tráfico negreiro, e também demonstra como em meio à inominável violência da travessia do oceano, elaborou-se, já nos porões dos navios negreiros, intensas culturas de resistência que estiveram presentes em toda a diáspora africana.
O evento é gratuito e contará com tradução simultânea. Inscrições no https://goo.gl/forms/Pnnj7giofBLrNjHQ2. Vagas limitadas.
Serviço:
Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10 – Parque do Ibirapuera
15h, dia 28 de setembro