Com informações do Prêmio Camélia da Liberdade
Rio – Nesta quarta-feira, o Prêmio Camélia da Liberdade será entregue no Vivo Rio, Rio de Janeiro. O prêmio é uma manifestação institucional e pública do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) de reconhecimento a iniciativas destinadas aos afro-brasileiros, que promovam Ações Afirmativas como forma de contribuição para a superação das desigualdades raciais e sociais nos campos do trabalho, da educação, do desenvolvimento econômico e do desenvolvimento cultural.
A premiação é composta por 5 categorias:
Concorrem em 2015 – Indicados
CATEGORIA PERSONALIDADES
- Jokotoye Bankole Awolade – Homenagem Especial Memória e Ancestralidade
- Yedo Ferreira – Militante histórico da luta antirracista, fundador da Sociedade de Intercambio Brasil África, do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras e do Movimento Negro Unificado.
- Pastor Ayodele de Balogun – Líder da igreja ‘Ministério a voz de Deus’, de orientação neo-pentecostal.
- Mãe Beata de Iemanjá – Yalorixá e líder religiosa e militante política e escritora.
- Mario Lucio Duarte Costa – Goleiro Aranha – Vítima de ofensas racistas em agosto de 2014
CATEGORIA: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS (LEI 10.639/03)
- Pré-vestibular Quilombola – Cursinho, voltado para quilombolas
- Núcleo de Estudos Afrobrasileiros/UFAL – Estudos que são organizados em coletânea para auxílio do/a professor/a no trabalho pedagógico.
- Grupo de Estudos Afroamazônico/UFPA – É o 1º NEAB da região amazônica, fundado em novembro de 2002, tendo como objetivos criar uma interface entre a Universidade e a sociedade.
- Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis – No ano de 1994 tornou obrigatório o ensino de conteúdos sobre os afro-brasileiros nos currículos escolares.
CATEGORIA: VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
- Programa Evolução Hip Hop – CMA Hip Hop
- Jornal O Globo – jornalista Dandara Tinoco / Pelo conjunto de matérias sobre intolerância religiosa.
- TV Brasil – pela veiculação da novela angolana
- Rádio Nacional, Programa de radio ‘Ponto do samba’ – Apresentado pelo jornalista Rubem Confete.
CATEGORIA: ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
- Prefeitura de Laranjeiras – Secretaria Municipal de Inclusão Racial
- Prefeitura de Aracajú – Secretaria Municipal de Inclusão Racial
- Presidência da República – Pela Lei 12.990
- Coordenadora de Educação para Promoção de Igualdade Racial
- Secretaria Executiva de Direitos Humanos – Órgão da Administração Direta do Governo de Pernambuco.
A relação de CONTEMPLADOS, será divulgada no dia.
Legado – Com seu trabalho, o CEAP se credenciou para integrar, ao lado de outros importantes setores da sociedade civil e do poder público, o Comitê Internacional Preparatório da 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, que aconteceu em agosto de 2001, na África do Sul. C
Categorias
Personalidades – São premiadas as personalidades que se destacam por iniciativas consolidadas nos campos sociais, políticos, culturais ou de manutenção, promoção e/ou defesa do patrimônio material e imaterial da cultura afro-brasileira.
Poder Público – São premiadas as instituições que se destacam por iniciativas consolidadas de Ações Afirmativas, levando em consideração a necessidade de reconhecimento da necessidade de destacar percentual de vagas para população negra, assim como aplicação de política voltada para negros que ocupem cargos de lideranças e estratégicos dentro dessas entidades.
Comunicação – São premiados os veículos ou profissionais de Comunicação que tenham se destacado na veiculação de informações, promovendo as Ações Afirmativas, e/ou que destaquem a participação de atores, músicos e demais artistas afro-brasileiros e/ou profissionais afro-brasileiros, ou não, que de forma sistêmica, tenham se comprometido com a promoção das Ações Afirmativas nos veículos em que trabalham, ou prestam serviços.
Empresas – São premiadas as empresas que atendam determinações da Convenção Nº 111 da Organização Internacional do Trabalho e/ou tenham se destacado por iniciativas consolidadas, ou experimentais, que promovam as Ações Afirmativas por meio de programas de integração, capacitação para o trabalho e/ou promoção funcional de trabalhadores afro-brasileiros.
Conquistas – Uma das grandes conquistas do Movimento Negro na área de educação foi a publicação da Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, assinada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, alterando a Lei nº. 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino Público e Privado a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Prêmio Camélia da Liberdade 2015
Dia 25 (quarta) de Março
Vivo Rio
End. Av. Infante Dom Henrique, 85 / Flamengo
A partir da 20h – a casa abre ás 19h
Informações: 2232 7077 – CEAP