Inicialmente previsto até novembro, o Cine África traz agora quatro novos filmes a partir do dia 3 de dezembro (quinta-feira). A nova leva inclui produções da África do Sul, Gabão, Nigéria e Tunísia, todas legendadas. Os títulos são “O Africano que Queria Voar” (2016), de Samantha Biffot, “Kasala!” (2018), de Ema Edosio, “Olhe Para Mim” (2018), de Néjib Belkadhi e “Vaya” (2016), de Akin Omotoso.
As exibições são gratuitas e acontecem no site da plataforma Sesc Digital: sescsp.org.br/cineafrica. Disponível apenas para o Brasil, cada filme poderá ser assistido durante uma semana. A curadoria da mostra é de Ana Camila Esteves. No mês de dezembro também acontece o lançamento de um e-book exclusivo com artigos, ensaios, entrevistas e críticas. O Cine África é uma realização do Sesc São Paulo.
Atração do dia 3 de dezembro, “Vaya” (2016) acompanha a vida de três personagens que desembarcam em Joanesburgo (África do Sul): uma jovem bailarina, um menino à procura de trabalho e um homem que busca o cadáver do pai. No dia 10 é a vez do drama “Olhe Para Mim” (2018) que narra o retorno de um imigrante à Tunísia para cuidar de seu filho autista. As duas produções estrearam no Festival de Toronto.
A vida de Luc Bendza, ator gabonense que se tornou uma estrela do kung fu na China, é o tema do documentário “O Africano que Queria Voar” (2016), filme do dia 17. A comédia “Kasala!” (2018) encerra no dia 24, com uma divertida comédia sobre um dia na vida de quatro amigos em Lagos, na Nigéria. Ambos os títulos marcam a estreia na direção em longas das jovens realizadoras Samantha Biffot e Ema Edosio, respectivamente.
Cine África – Sessões Extras | Dezembro/2020
Os filmes serão exibidos na plataforma Cinema #emcasacomsesc | Gratuito
Mais informações no site: mostradecinemasafricanos.com
Dezembro
*03/12 (qui) – “Vaya”, de Akin Omotoso (África do Sul, 2016) – 115 min – Drama – 14 anos;
*10/12 (qui) – “Olhe Para Mim” (“Regarde-moi”), de Néjib Belkadhi (Tunísia/França/Catar,
2018) – Drama – 98 min – Livre;
*17/12 (qui) – “O Africano que Queria Voar” (“The African Who Wanted to Fly”), de Samantha Biffot (Gabão/França/Bélgica/China, 2016) – Documentário – 70min – Livre;
*24/12 (qui) – “Kasala!”, de Ema Edosio (Nigéria, 2018) – Comédia – 90 min – 14 anos.