Angolanos lançam site especializado em música

0
455

Por dentro da África

Com o objetivo de valorizar a música de Angola e estimular a interação entre artistas angolanos e de várias partes do mundo, um grupo de jornalistas desenvolveu o Marimba, site especializado no tema.

Fernando Guelengue - Arquivo Pessoal

“Sempre olhei a música como um elemento de unificação e formação da cidadania de um povo. Isso ocorreu no período colonial e durante a era José Eduardo dos Santos (1980 – 2017), quando artistas usavam a música como instrumento de revolução. O site tem a proposta de honrar a música e dar voz aos sem voz, ou seja, aos artistas que pouco recebem exposição na mídia convencional”, disse ao Por dentro da África, Fernando Guelengue, jornalista idealizador do projeto, que conta com uma equipe de 11 pessoas.

Marimba - Divulgação
Marimba – Divulgação

De origem africana, a marimba é um instrumento de percussão, um idiofone, semelhante ao xilofone, com lamelas de madeira, que ao serem percutidas com baquetas produzem um som. O instrumento geralmente é tocado com duas a seis baquetas (normalmente 4 ou 2) revestidas de lã ou feltro, podendo ainda ser percutido com as mãos.

O angolano, que também é colaborador do Por dentro da África, diz que é difícil ver seus conterrâneos em palcos internacionais. Por esse motivo, ele dedicou um tempo ainda maior na pesquisa para transformar o site em um repositório de informações culturais valiosas.

” Os jornais angolanos não se empenham muito para falar de música. Somos o primeiro site de notícias sobre música aqui! Após um mês de lançamento, já somos citados como fonte de informação especializada. Começamos com notícias, entrevistas, especial (em formato mais desenvolvido e detalhado sobre a vida de um cantor, produtor instrumentista ou um instrumento musical. Ainda não temos apoio financeiro, mas temos muita garra e vontade”.

Conheça e acompanhe o site aqui