A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira (1) que o ebola ressurgiu na Libéria depois que testes confirmaram o contágio de um adolescente, que morreu no início desta semana. Há dois meses, o país que tinha sido declarado livre da transmissão do vírus.
“O ressurgimento do ebola na Libéria mostra a importância de permanecer vigilante. Precisamos nos manter concentrados até zerarmos o número de casos”, disse a Missão das Nações Unidas para a Resposta de Emergência ao Ebola (UNMEER). “O surto de ebola na África Ocidental ainda não acabou. Devemos permanecer comprometidos até que o trabalho esteja feito”.
Em sua atualização semanal sobre ebola, a OMS informou que sua vigilância de rotina detectou em 29 de junho um caso do vírus na Libéria – o primeiro confirmado no país desde 20 de março. A Libéria agora terá que esperar o período de incubação de 42 dias sem novos casos de transmissão do vírus para confirmar que está novamente livre do ebola.
Até o momento, houve um total de 27.514 casos de ebola na Guiné, Libéria e Serra Leoa, com 11.220 mortes relatadas, de acordo com a OMS.