Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência promove equidade

0
405
Tech Needs Girls / Divulgação

Com informações da ONU News

Neste 11 de fevereiro, as Nações Unidas marcam pela décima vez o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data também coincide com o 30º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, um marco na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento feminino.

Em sua mensagem, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destaca os avanços alcançados ao longo da última década, mas ressalta que as mulheres ainda representam apenas um terço da comunidade científica global. Além disso, continuam enfrentando barreiras significativas, especialmente no acesso a financiamento, publicação e cargos de liderança em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Leia a reportagem exclusiva do Por dentro da África – “Iniciativa em Gana capacita jovens para criar softwares”

Guterres alerta que a baixa participação feminina, principalmente em campos como Inteligência Artificial, pode resultar em tecnologias tendenciosas e reforçar desigualdades.

Medidas para ampliar oportunidades

Para enfrentar esses desafios, o secretário-geral propõe ampliar oportunidades para mulheres e meninas, incluindo bolsas de estudo, estágios e mentorias, além de promover ambientes de trabalho mais inclusivos. Ele também ressalta a importância de incentivar o interesse das meninas pela ciência desde cedo, combatendo estereótipos de gênero que limitam suas escolhas acadêmicas e profissionais.

Com a recente adoção do Pacto para o Futuro pelos Estados-membros, Guterres reforça a necessidade de eliminar barreiras que impedem a participação plena e igualitária das mulheres na ciência. Para a ONU, esta celebração de 10 anos é um chamado para redobrar esforços e abrir mais caminhos para mulheres e meninas em STEM, reconhecendo seu papel essencial no enfrentamento de desafios globais, como mudanças climáticas e saúde pública.

A data, instituída pela Assembleia Geral da ONU, reforça a importância da igualdade de gênero na ciência como um fator essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Como parte das comemorações, a sede da ONU recebe um evento internacional coorganizado por Malta e pela Fundação Academia Real de Ciências. Em Paris, uma conferência global destaca as contribuições das mulheres na ciência e reforça a importância da equidade de gênero para enfrentar os grandes desafios do mundo.