Por dentro da África
Rio – Você consegue imaginar vários canais de um rio surgindo em uma área deserta, onde os arbustos pouco resistem às condições duras da seca? Isso acontece a cada temporada de chuva o rio Okavango. Mais de 11 quilômetros cúbicos de água tomam o gigantesco deserto de Kalahari, que possui quase 1 milhão de quilômetros quadrados e dão vida ao Delta do Okavango, que abrange partes de Angola, da Namíbia e, principalmente, de Botsuana.
A área, que entrou na lista dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO em 2014, atrai uma grande variedade de animais, dando vida a um ciclo incrível de sobrevivência. Um enorme deserto se transforma em um labirinto de canais e pântanos onde animais de dezenas de espécies encontram um lar perfeito. Porém toda água que atinge o Delta do Okavango é evaporada, transformando a região novamente em um deserto e levando então os animais a procurar novos modos de vida.
O Delta é habitado por cinco grupos étnicos, cada um com sua identidade e idiomas próprios como os Hambukushu Dceriku, Wayeyi, Anikhwe, Bugakhwe e Anikwhe. A inundação da área do Okavango tem seu pico entre os meses de maio a junho, é o melhor momento para observar manadas de elefantes, búfalos, hipopótamos, girafas, zebras, leopardos, crocodilos e rinocerontes, somados a dezenas de espécies de aves que chegam ao local. Excursões de safári são a especialidade principal do Delta quando o assunto e entretenimento.
Com informações da UNESCO