Por dentro da África
Com informações da UNEafro
A UNEafro (União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora) abriu 2 mil vagas em cursos gratuitos que serão realizados em 32 comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
O trabalho mais conhecido do movimento são os cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros/as, que sonham em ingressar no Ensino Superior ou em carreiras públicas.
“A prática da educação como forma de resistência e busca de uma vida melhor acompanha a trajetória da luta do povo negro por liberdade no Brasil. Esse é o mutirão que há 10 anos promovemos em dezenas de bairros periféricos Brasil afora”, disse o educador e ativista Douglas Belchior, ao Por dentro da África.
Douglas lembra que o professor é o grande motivador e inspirador das mudanças, que ele faz toda a diferença na aprendizagem e envolvimento dos estudantes.
“O acesso à educação, qualificação e consequente aumento de oportunidades têm sido as chaves para a mobilidade social e a qualificação da consciência negra e da condição histórica de opressão a que nosso povo submetido”, completou.
Em 10 anos de atuação, a UNEafro já atendeu mais de 15 mil estudantes. Centenas deles chegaram à universidade, passaram em concursos ou alcançaram novas oportunidades de trabalho e renda. Faça a sua inscrição aqui