Rio – O 63º Congresso da FIFA começou, na tarde desta quinta-feira, com o discurso do presidente da FIFA, Joseph S. Blatter dizendo que o encontro nas Ilhas Maurício (no Oceano Índico) era a oportunidade que todos os membros da organização tinham para se encontrar e discutir ideias.
O primeiro-ministro mauriciano, Navin Ramgoolam, disse que, nos próximos dois dias, as Ilhas Maurício estarão no centro das discussões do futebol. Assuntos importantes como o racismo, brigas entre torcedores, manipulação de resultados, entre outros, serão discutidos.
O congresso em números:
63 Desde a fundação da FIFA no ano de 1904, o Congresso, o mais importante órgão para tomada de decisões da entidade máxima do futebol, se reúne com frequência para decidir sobre alterações nas regras do esporte mais popular do planeta. O Congresso da FIFA 2013 será a 63ª edição do evento.
50 dos Congressos da FIFA já realizados aconteceram em solo europeu. Outros sete foram na América do Norte, quatro na América do Sul, três na Ásia, três na África e apenas um na Oceania.
19 é o número de tópicos na pauta do Congresso da FIFA 2013, mesma quantidade do ano passado. Até hoje, o limite de 20 temas nunca foi ultrapassado.
7 será o número de línguas da interpretação simultânea nos dois dias do Congresso. Haverá tradução simultânea para os quatro idiomas oficiais da FIFA – inglês, francês, espanhol e alemão –, além de para o russo, o árabe e o português.
1,3 milhão é o tamanho aproximado da população das Ilhas Maurício. O belo arquipélago no Oceano Índico é o terceiro país menos populoso a receber o Congresso da FIFA. Apenas as populações de Luxemburgo, que foi sede do evento em 1946, e Bahamas, que o recebeu em 2011, são ainda menores. No entanto, se compararmos a extensão das nações que já organizaram o evento, as Ilhas Maurício, com pouco mais de 2.000 quilômetros quadrados, são o menor anfitrião da história do Congresso da FIFA.
1.200 convidados serão calorosamente recepcionados nas Ilhas Maurício. Entre eles há jornalistas de todo o planeta, funcionários da FIFA e representantes das 209 federações filiadas à FIFA, além de membros das seis confederações.
60 toneladas de materiais foram transportadas na semana passada de Zurique para as Ilhas Maurício, incluindo documentos impressos e equipamentos de auxílio. Esses materiais e um planejamento detalhado garantirão que o Congresso da FIFA 2013 transcorra da melhor forma possível.
Com informações da FIFA