Por dentro da África
Do dia 17 de abril ao dia 2 de maio, a Stay Gallery, em Los Angeles (EUA), receberá a exposição fotográfica Direito à Vida: Histórias sem fronteiras, que abordará particularidades de muitas culturas e modos de vida. Os registros da fotógrafa Virgínia Maria Yunes, que já visitou 50 países, partem da América do Sul até os desertos da África.
– Neste mundo, tantas vezes intolerante, busco abrir olhares para a diversidade cultural tentando destruir estigmas, transcender fronteiras para o autêntico encontro com o homem na sua totalidade. A busca por experiências, aliada a minha câmara fotográfica, foi o que sempre me impulsionou e me levou para tantos lugares, aproximando-me de pessoas distantes e diferentes de mim – disse a argentina que cresceu no Brasil.
Com um olhar poético, livre de fronteiras ou muros políticos, físicos ou ideológicos, Virgínia habita há mais de 20 anos diferentes lugares. Licenciada em Farmácia (UFSC) e Artes Plásticas (UDESC), com ampla experiência em fotografia e docência universitária, realiza doutorado em Artes Visuais (UDESC).
A condição de imigrante da fotógrafa despertou nela o interesse pela diversidade cultural e étnica. Comprometida com os missionários católicos decidiu fazer voluntariado em vários países. Viveu um ano na Amazônia, dois na Guiné Bissau, passou temporadas no México, Uganda e outros lugares.
Depoimento: A exposição “Direito à Vida: Histórias sem Fronteiras” divide seu olhar com o público e nos permite percorrer lugares e culturas que preservam “o direito à vida”. (Célia Antonacci)
Para saber mais sobre a exposição, clique aqui
Por dentro da África