República do Mali é o sétimo maior país da África e faz fronteira com a Argélia, Níger, Mauritânia e Senegal, Costa do Marfim, Guiné e Burkina Faso. Alguns dos recursos naturais em Mali são o ouro, o urânio e o sal. O atual território foi sede de três impérios da África Ocidental que controlava o comércio transaariano: o Império Gana, o Império Mali (que deu o nome de Mali ao país), e o Império Songhai.
No final do século XIX, Mali ficou sob o controle da França, tornando-se parte do Sudão francês. Em 1960, Mali conquistou a independência, juntamente com o Senegal, tornando-se a Federação do Mali. Um ano mais tarde, a Federação do Mali se dividiu em dois países: Mali e Senegal. Depois de um tempo em que havia apenas um partido político, um golpe em 1991 levou à escritura de uma nova Constituição e à criação do Mali como uma nação democrática, com um sistema pluripartidário. Quase a metade de sua população vive abaixo da linha de pobreza, com menos de 1 dólar por dia..
Mali ficou sob o controle francês no fim do século XIX. No início de 1959, o Mali e o Senegal se uniram, formando a Federação do Mali, que conquistou a sua independência em 20 de agosto de1960. Em 1968, como resultado de um crescente declínio econômico, o mandato de Keita foi derrubado por um sangrento golpe militar liderado por Moussa Traoré. O regime militar subsequente, de Traoré como presidente, teve a função de realizar reformas econômicas. O regime Traoré enfrentou distúrbios estudantis que começaram no final dos anos 70, como também ocorreram três tentativas de golpe de estado. No entanto, as divergências foram suprimidas até o final dadécada de 1980.
População: 13 milhões
Línguas: francês
Capital: Bamako
PIB: US$14 bilhões
Moeda: franco
Expectativa de vida: 54 anos
Fonte: Wikipedia