No Brasil, há, atualmente 9 mil refugiados de 56 países, de acordo com o Conare. Esses deixam seus países por diversos motivos em busca de uma vida melhor. Uma das muitas dificuldades no novo país é conseguir um trabalho. Comprometido com o tema e para conectar pessoas e oportunidades, o Por dentro da África criou esta plataforma.
A plataforma Oportunidades para Refugiados tem como objetivo colocar em contato pessoas que buscam serviços em diferentes áreas nas quais refugiados que vivem no Brasil podem desempenhar. Tradução, engenharia, arte, educação. Em diferentes setores, os refugiados podem trabalhar de forma permanente ou temporária.
Por que a plataforma é importante?
De forma absolutamente gratuita, a plataforma é uma maneira de destacar a bagagem cultural e habilidades que, muitas vezes, não são descritas no currículo. Habilidades para idiomas, conhecimento de aspectos culturais e históricos, experiência em construções locais acrescentam a vivência.
Sou Abudul, tenho 37 anos e vim do Gabão. Vivo há 4 anos na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Falo francês, inglês e português fluentemente. Em meu país, fui gerente de empresa de informática e responsável pela contabilidade de empresa de bebidas. No Brasil, trabalhei como vendedor em duas companhias de turismo participando de três feiras internacionais. Tenho experiência com vendas e administração e estou apto para trabalhar como vendedor, contador, administrador, auxiliar profissionais nos idiomas que falo, dar aulas de francês, participar de conferências sobre cultura e história do meu país. Abdul tem muitas outras habilidades e histórias para compartilhar. Conheça outros refugiados aqui.
Como funciona a plataforma?
O refugiado informa seu primeiro nome, contato, país de origem e descreve suas habilidades e histórico destacando em quais áreas está apto para trabalhar.
Cadastrar refugiadoQuem procura um serviço?
Empresários, educadores, estudantes universitários, engenheiros, comerciantes, produtores culturais podem ter acesso à plataforma procurando profissionais de acordo com sua área de interesse no link “Procuro profissional”
Procurar profissional