ONU convoca países do Lago Chade para combater crise regional crescente

0
526
© UNOCHA/Naomi Frerotte The Lake Chad region is one of the world’s most protracted conflict and crisis environments.

Com informações da ONU

Após quase 13 anos de conflito, grupos armados continuam a espalhar a violência nos quatro países que fazem fronteira com o Lago Chade (Chade, Níger, Nigéria, e Camarões). Pensa-se que cerca de 5,6 milhões de pessoas estão em risco de grave insegurança alimentar, e cerca de 3 milhões estão deslocadas internamente, incluindo 2 milhões só na Nigéria, segundo dados da Conferência sobre o Lago Chade realizada em Niamey, Níger, entre 23 e 24 de Janeiro.

Estes números cresceram desde a última Conferência, realizada em Berlim, em 2018, resultado da crescente instabilidade, dos efeitos da pandemia COVID-19 a longo prazo, do impacto das alterações climáticas e dos choques econômicos, que exacerbaram a situação humanitária. O montante de financiamento necessário para a resposta de emergência na bacia também aumentou, de 259 milhões de dólares em 2018, para uma estimativa de 1,8 bilhão de dólares.

Os objetivos da conferência eram aprimorar a coordenação entre os diferentes atores envolvidos em atividades humanitárias, de estabilização e de desenvolvimento na região; melhorar acesso da assistência humanitária a todas as partes da população; e abordar os impactos adversos das alterações climáticas como parte da construção da paz e dos esforços humanitários.

Falando no primeiro dia da conferência, a Sra. Msuya lembrou aos delegados que o Lago Chade foi em tempos uma região florescente, onde os bens circulavam livremente através das fronteiras, num ambiente de colaboração.

Esse espírito de cooperação, disse ela, quebrou-se sob um “nó górdio de problemas”, desde a pobreza extrema e o fraco acesso aos serviços públicos essenciais, até à falta de confiança, à crescente

“É necessária uma ação humanitária imediata para salvar vidas e aliviar o sofrimento que resultou deste colapso. Mas….a menos que ataquemos as causas profundas da crise, as feridas da região não sararão”, declarou o vice-coordenador da ajuda humanitária.

*O Lago Chade é um grande lago localizado no continente africano, nas proximidades do centro geográfico do continente. É muito importante economicamente por fornecer água para cerca de 20 milhões de pessoas nos quatro países localizados ao seu redor: Chade, Camarões, Níger e Nigéria.