Lisboa sediará “Conferência Internacional Ativismos em África”

0
290

cartaz-ativismoO Centro de Estudos Internacionais (CEI) do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL) realizará, entre os dias 11 a 13 de janeiro, a Conferência Internacional Ativismos em África. O evento, inédito em Portugal, reunirá pesquisadores e ativistas dedicados ao debate sobre os movimentos sociais no continente africano. A abertura contará com encontro de ativistas, lançamento de livros e programação cultural.

A conferência terá cobertura especial do Por Dentro da África, com um resumo diário dos debates ocorridos durante o evento, fotos e entrevistas com alguns dos principais especialistas na temática do ativismo no continente africano.

Ativista Leo Igwe – Divulgação

O evento terá inicio no dia 11 de janeiro com o Fórum de Ativistas, no qual estarão presentes organizações e movimentos ativistas de Portugal e Angola, como a Plataforma de Afrodescentes em Portugal, o SOS Racismo e a Femafro, entre outras.

A mesa de abertura contará com as intervenções de Leo Igwe (ativista nigeriano pela liberdade religiosa), Juan Tomás Ávila (escritor e ativista da Guiné Equatorial pró-democracia) e Luaty Beirão (rapper e ativista angolano). O encerramento terá a presença dos investigadores Pedro Neto (CEI-ISCTE IUL) e Nancy Dantas (Universidade do Cabo – África do Sul) e do ativista angolano José Marcos Mavungo.

Haverá também uma programação cultural com o lançamento dos livros: “My way from Congo to Europe: between resistance, flight and exile” de Emmanuel Mbolela; “Sou Eu Mais Livre, Então. Diário de um preso político angolano” de Luaty Beirão e “A Sociedade Civil e o Estado na Guiné-Bissau: dinâmicas, desafios e perspectivas” de Miguel de Barros.

Serviço

Conferência Internacional Ativismos em África

Data: 11 a 13 de janeiro.

Local: Iscte-IUL –  Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, Portugal.

Evento é gratuito e aberto a toda a comunidade interessada.

A programação completa está disponível no site da organização do evento: