Para celebrar os 135 anos do nascimento de Lima Barreto, a Cia dos Comuns realizará uma série de espetáculos e eventos no Sesc Copacabana até o dia 7 de maio.
Lima Barreto, (1881 – 1922) foi um jornalista e escritor brasileiro que publicou em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX.
ESPETÁCULO – TRAGAM-ME A CABEÇA DE LIMA BARRETO
Logo após a morte de Lima Barreto os eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia para esclarecer “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias – romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios – se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?” A partir desse embate com os eugenistas a peça mostrará as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo e suas lembranças e tristezas, etc.
Temporada
- Teatro: Sala Multiuso SESC – Copacabana, Rio de Janeiro
- Estreia 14 de abril/2017
- Temporada de 14/abril a 07/maio/2017 – Sexta a Domingo
- Horários: Sex e Sab: 19h – Dom: 18h
- Faixa etária: 14 anos
PALESTRAS – DUAS OU TRES COISAS QUE SEI SOBRE LIMA BARRETO
Trata-se de um evento cênico-literário que englobará uma mesa de debates e um recital. Uma discussão sobre a vida e obra do escritor Lima Barreto, intercalada por leituras encenadas de crônicas e contos de sua autoria propondo uma reflexão teórica e artística e ao mesmo tempo, provocando um entendimento global de sua literatura e de seu discurso político e filosófico.
Palestrantes:
- Conceição Evaristo, (convidada) Escritora e Ensaísta falará sobre Lima Barreto do ponto de vista do racismo;
- Beatriz Rezende, (convidada) Escritora e especialista em Lima Barreto falará sobre os amigos, correspondências e o entorno de Lima Barreto;
Data
- 27 de abril/2017 – quinta-feira
Horário
- 19 às 21h30
Local
- Sala Multiuso – SESC-COPACABANA – Rio de Janeiro