Até o dia 10 de janeiro de 2016, o Centro Cultural Furnas, no Rio de Janeiro, receberá a exposição Áfricas: Fragmentos e Proximidades com registros do fotógrafo Luiz Paulo Lima, que faz uma coleção de olhares expondo o que cultiva o orgulho e, ao mesmo tempo: a decepção, a esperança e o espanto da vida.
Com curadoria de Haroldo Castro, patrocínio da Eletrobrás Furnas, coordenação geral de Lene DeVictor e realização da DEVICTOR Produções Culturais, a exposição traz um rico material documentado com maestria pelo olhar crítico do fotógrafo que já recebeu vários prêmios importantes, como, Wladimir Herzog dos Direitos Humanos, Grande Prêmio Libero Badaró e Orilaxé-Marthin Luter King pelo Afroreggae.
“Um provérbio africano, ressalta: se quer saber o final, preste atenção no começo…” – Durante os anos 80 a geração que faço parte, colocou na pauta das reflexões geopolíticas o tema das africanidades. Se apropriou como todo o ocidente dos “estudos africanos”, mantendo essa secular tradição de memória e história sob o controle intelectual”, sentencia Luiz Paulo Lima.
Serviço:
Espaço Furnas Cultural
Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo
Visitação: de 5 (sábado) de dezembro de 2015, até 10 (terça) de janeiro de 2016.
Terça a Sexta: das 14h às 18 h.
Sábado, Domingo e Feriado: das 14h às 19h.
Informações: Tel: (21) 2554-5782
www.facebook.com/exposicaoafricasfurnas
Entrada Franca
Preserve o meio ambiente