Ranking Acadêmico: Conheça as 10 melhores universidades do continente africano

0
2541

Universidade de Kwazulu Natal - DivulgaçãoRio – O relatório sobre o Ranking Acadêmico de Ensino Superior listou as 10 melhores universidades do continente africano considerando aspectos como impacto, presença, abertura e excelência. Publicada nesta semana, a pesquisa foi produzida pelo Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das universidades de todo o mundo.

1 – Universidade de Kwazulu Natal, África do Sul 

A instituição tem cinco campi localizados em toda a província de Kwazulu-Natal. Ela foi criada em 01 de janeiro de 2004, após a fusão da Universidade de Natal e a Universidade de Durban-Westville. Ela é uma das cinco mais importantes universidades de produção científica do país com 75% dos professores envolvidos em pesquisa.

2 – Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul 

Universidade da Cidade do Cabo - DivulgaçãoFundada em 1829, é a universidade mais antiga do país. Durante o apartheid (1948 – 1994), ela serviu de centro intelectual para combater a política do governo. Ela é membro da Rede de Universidades do Mundo, da Associação das Universidades Africanas e da Associação Internacional de Universidades.

3. Universidade de Stellenbosch, África do Sul

Universidade de Stellenbosch - DivulgaçãoPrestigiada instituição de pesquisa da África do Sul, a Universidade de Stellenbosch tem a maior proporção de pós-graduados. Ela foi fundada em 1866 com o nome de Stellenbosch Gymnasium. A instituição fabricou o primeiro micro-satélite de África, o SUNSAT, colocado em órbita no ano de 1999.

4 – Universidade de Makere, Uganda

Universidade de Makere - DivulgaçãoA universidade é a segunda maior e segunda mais antiga do país.  Makere tornou-se uma instituição nacional independente em 1970, quando a Universidade da África Oriental foi dividida em três instituições independentes: Universidade de Nairobi (Quênia), Universidade de Dar es Salaam (Tanzânia) e a Universidade Makerere. Hoje, ela concentra nove faculdades e uma escola que oferece programas para cerca de 30 mil alunos de graduação e 3 mil de pós-graduação.

5 – Universidade de Witwatersrand, África do Sul 

Universidade de Witwatersrand - DivulgaçãoA Universidade de Wirswatersrand é um multi-campus universitário localizado no centro de Johanesburgo. Originalmente fundada em 1896, ela foi a “casa” de  vários líderes negros notáveis. Muitos dos críticos mais provocantes do apartheid eram estudantes da universidade.

6 – Universidade de Pretoria, África do Sul 

Universidade de Pretoria - DivulgaçãoFundada em 1908, a universidade é a mais importante instituição da capital executiva sul-africana. Desde 1997, ela tem produzido mais resultados de pesquisa a cada ano do que qualquer outra instituição de ensino superior no país. Em mais de um século de serviço letivo graduou mais de 200.000 alunos.

7 – Universidade do Cabo Ocidental, África do Sul 

Universidade do Cabo Ocidental,  - DivulgaçãoO governo sul-africano estabeleceu a Universidade do Cabo Ocidental, em 1960, como uma universidade para “apenas pessoas de cor.” No entanto, desde 1994, ela tem sido uma instituição integrada com excelente reputação de pesquisa.

8 –  Universidade Obafemi Awolowo, Nigéria

Universidade Obafemi Awolowo - DivulgaçãoFundada em 1962, Obafemi Awolowo é considerada a instituição mais produtiva de pesquisa da Nigéria e onde estudam mais de 20 mil alunos de graduação. Com 60 departamentos, ela oferece cursos de graduação e pós-graduação em áreas de humanidades, artes, ciências naturais, ciências sociais, ciências médicas, engenharia e tecnologia.

9 – Universidade de Rhodes, África do Sul 

Universidade de Rhodes - DivulgaçãoFundada em 1904, a Universidade de Rhodes é uma instituição pública de pesquisa localizado na Província do Cabo Oriental, na África do Sul. Esta pequena universidade tem um corpo discente de pouco mais de 7.000. Cerca de 40% dos alunos optam por estudar ciências humanas, tornando esse o maior departamento dentro da instituição.

 

Universidade do Cairo - Divulgação10 – Universidade do Cairo, Egito

Fundada em 1908, a Universidade do Cairo foi uma das mais importantes em toda a África. Ela proporcionou um contraste com os modelos religiosos anteriores de ensino superior no país. A sua proposta era  inspirada em ideias civis, diferentemente da base religiosa da Universidade de Al-Azhar, que também era uma mesquita.

 Confira o ranking completo aqui

Por dentro da África