Micareta de Feira contará com ação de enfrentamento ao racismo

0
212

Arte - Micareta de FeiraCom informações da Secretaria de Igualdade Racial

A Micareta de Feira de Santana, que será aberta nesta quinta-feira (28), contará com serviço de enfrentamento ao racismo, através de apoio do Governo do Estado. Trata-se do Observatório da Discriminação Racial, com funcionando todos os dias da festa, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), localizado na Avenida Presidente Dutra, dentro do circuito Maneca Ferreira. Serão oferecidas ações de apoio jurídico e orientações do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, equipamento público sediado na capital baiana.

A iniciativa é um desdobramento da experiência desenvolvida no Carnaval de Salvador, com o objetivo de disseminar o respeito à diversidade de identidade entre os foliões e estimular a denúncia das violações de direito na área racial ou religiosa. Os casos poderão ser registrados na sede do Observatório ou pelos telefones 0800 284 0011 (Ouvidoria Geral do Estado – OGE) e 156 (PrefeituraMunicipal de Feira de Santana), serviços de ligação gratuita. Além disso, equipes especializadas realizarão abordagens nas ruas, para a identificação de ocorrências, entrevistas e levantamento de dados.

Parcerias – O Governo do Estado participa das ações através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Bahia. A iniciativa conta com a parceria de instâncias locais, a exemplo dos conselhos municipais das Comunidades Negras e Indígenas (COMDECINI) e de Juventude; da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), através do Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero, Igualdade Racial e de Juventude; além de Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE).

 

Serviço:

O quê: Observatório da Discriminação Racial na Micareta de Feria de Santana.

 

Quando: De 28 abril a 1° de maio de 2016.

 

Onde: Posto de Atendimento instalado no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – ao lado da DIREC – Av. Presidente Dutra, circuito Maneca Ferreira.

 

Quinta (28), sexta (29) e sábado (30), das 18 às 22hs // Domingo (1º), das 14h às 18hs.


Telefone de atendimento:
 0800 284 0011 (Ouvidoria Geral do Estado – OGE) e Ligue 156 (Prefeitura Municipal de Feira de Santana).
Contato para imprensa: Assessoria de Comunicação da Sepromi

71 3103-1411 / 71 9 9983-9721 / 75 9 9194-2927 (Kleidir Costa).