Rio – Entre os dias 23 e 28 de julho, Brasília sediará a 7ª Edição do Latinidades. O encontro nasceu em 2008 com o objetivo de dar visibilidade ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e abrir espaço para convergir debates e iniciativas do estado e da sociedade civil relacionadas à promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo e sexismo.
Todos os anos, o festival Latinidades envolve música, dança, teatro, literatura, formação, capacitação, empreendedorismo, economia criativa e comunicação e é realizado por meio de diversas atividades pelo Distrito Federal. Desenvolve diálogos com o poder público, organizações não-governamentais, movimentos sociais e culturais, universidades, redes, coletivos e outros grupos.
Edição 2014 – Griôs da Diáspora Negra
A partir de conferências, o festival vai discutir políticas públicas para a valorização dos griôs e para a preservação da tradição oral, especificamente passada por mestres negros que atuam nos mais diversos campos e linguagens.
O principal objetivo desta edição é discutir e trabalhar pelo fortalecimento da imagem das mulheres negras como detentoras de saberes indispensáveis às agendas voltadas à construção de uma sociedade livre de desigualdades de raça, gênero/sexualidade e classe. É uma edição sobre herança, tradição e ancestralidade.
Para conferir a programação do festival, clique aqui
Serviço: Museu Nacional da República
Esplanada dos Ministérios Setor Cultural Sul, Lote 2Centro – Centro
Brasília / (61) 3325-5220 e (61) 3325-6410
Com informações do Latinidades