Festival FlinkSampa traz programação gratuita focada na literatura, arte e cultura negra

0
155

unnamedCom informações da ETC Comunicação

A FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra começa no próximo dia 18 de novembro, com programação gratuita durante os dois dias de evento, que acontece no Memorial da América Latina.

Organizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a ONG Afrobras, o evento traz na programação a Festa Literária, seminários, Espaço de Empoderamento da Mulher Negra, Mostra de Cinema, Feira Gastronômica entre outras atrações focadas na cultura e representatividade da comunidade negra. Assuntos relativos à igualdade racial, liberdade e à luta negra também estarão em pauta durante a FlinkSampa.

FESTA LITERÁRIA | 18 e 19 de novembro
Das 10h às 20h, no Memorial da América Latina – Biblioteca

Carro-chefe da programação, a Festa Literária reunirá diversas atrações com foco na produção literária de autores negros, lançamentos de livros e na reflexão e diálogo a respeito de questões referentes à história, gênero e conteúdo literários de grande relevância. A curadoria de Literatura da quarta FlinkSampa ficou a cargo da professora e escritora Guiomar de Grammont, que, em 2015, dividiu o espaço com o professor Uelinton Alves. A mesa de abertura, que acontece no dia 18 de novembro, resgatará a trajetória do homenageado, o advogado abolicionista Luiz Gama, e a luta dos negros pela liberdade. Farão parte da mesa o escritor e jornalista Oswaldo Faustino e Arnaldo Niskier, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras; entre outros nomes importantes do cenário literário nacional.

Também participarão dos diversos debates literários da FlinkSampa os autores brasileiros Ana Paula Maia, Ferréz e Paulo Lins e os internacionais, Futhi Ntshingila, (África do Sul), Maria Celestina Fernandes (Angola), Teresa Cárdenas (Cuba), Jean-Paul Delfino (França), entre vários outros. As discussões levarão em conta questões relacionadas à literatura em geral – como a formação de leitores infantojuvenis e as especificidades e convergências entre os diferentes gêneros literários – e à literatura negra.

A mesa Prêmio Oliveira Silveira: reflexões sobre a literatura negra, por exemplo, reunirá o lançamento de cinco obras de autores negros vencedores da premiação, promovida pela Fundação Cultural Palmares. Outro lançamento que acontece dentro da programação da FlinkSampa este ano é o do livro “Violência e racismo no Rio de Janeiro”, de Jorge da Silva, que focaliza a violência no Rio de Janeiro, incorporando na análise o componente da discriminação racial, comumente excluído de estudos do gênero.

SERVIÇO

4ª FLINKSAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra

Data:18 e 19 de novembro

Locais: Memorial da América Latina | Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664

Campus Memorial da UNINOVE | Av. Dr. Adolpho Pinto, 109

Faculdade Zumbi dos Palmares | Av. Santos Dumont, 843 – Armênia

Entrada Gratuita

 Mais informações sobre o evento e a programação completa estão disponíveis no site www.flinksampa.com.br.