A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) realizará, neste domingo (25), a 9ª Caminhada em defesa da liberdade religiosa, na Praia de Copacabana (na altura do Posto 6), a partir das 11h.
A programação começa às 9h, com café da manhã com lideranças religiosas, imprensa e candidatos a prefeito da cidade do Rio, no colégio Guido Fontgand, onde os candidatos assinarão um compromisso com a comissão que combate a intolerância religiosa.
“A caminhada é o um dos maiores pontos para o diálogo inter-religioso. O objetivo da é promover ações sociais contra todas as formas de violência, intolerância e racismo. De mãos dadas, vamos lutar em prol da liberdade religiosa. A intolerância, assim como o racismo, é um fenômeno social construído com o objetivo de cercear os direitos do outro. Compreendemos que a base para uma convivência sadia em nossa sociedade é a alteridade e o diálogo”, afirma o interlocutor da Comissão (CCIR), o babalawo Ivanir dos Santos.
Primeiramente, em 2008, contando com praticantes de Umbanda e Candomblé, a Comissão resolveu ir às ruas e assim nasceu a 1ª Caminhada, com mais de 20 mil pessoas. No ano seguinte, em 2009, foram mais de 80 mil pessoas.
Serviço:
9ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa
Dia: 25 (domingo) de setembro
Local: Orla de Copacabana
Das 11h às 18h
Grade da agenda:
9h – Café da manhã
11h – Concentração no Posto 6 – Esquenta com apresentação de diversos seguimentos religiosos: Grupo de Curimba da Casa de Caridade Pai Benedito D” Angola / Companhia Boêmia Carioca / Grupo tenda Espirita Xango das Almas (UERJ) / Grupo Cultural Zoatabaque, entre outros.
13h – Inicio da Caminhada até na Praça do Lido, com atrações e cantorias.
18h – Finalização
Em tempo:
– Estações de Metrô para o evento: Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Cantagalo.