São Tomé – Apaixonada por São Tomé e Príncipe, a cientista portuguesa Maria do Céu Madureira trabalha desde 1993 no estudo de plantas medicinais do país, principalmente sobre espécies antimaláricas. Durante o TEDxSãoTomé, realizado em agosto do ano passado, ela expôs a sua pesquisa com a finalidade de manter o conhecimento do povo autóctone e da medicina tradicional.
Com PhD em Farmacologia, ela é professora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (responsável pela pesquisa de Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável de Plantas Medicinais do PALOP – Países de Língua Português Africano) e coordenadora do Projeto Pagué , cujo objetivo é o de educar e incentivar os jovens pesquisadores no processo de desenvolvimento de novos medicamentos feitos a partir de produtos naturais.
Veja mais: Laboratório farmacêutico brota da terra de São Tomé e Príncipe
A sociedade caminha a passos largos de perder o imenso laboratório farmacêutico existente em São Tomé e Príncipe, com exemplares únicos no cenário mundial. Maria do Céu Madureira, no espirito #TEDx, destacou que a população pode perder em um curto espaço de tempo, se nada fizer para preservar. Em uma dessas bibliotecas vivas, Sun Pontes (considerado um dos mais respeitados curandeiros do país, um verdadeiro guardião dos segredos da medicina tradicional) deixou um apelo:
-Estou muito preocupado com o futuro da medicina tradicional, procuremos por favor um meio para que a jovens sejam herdeiros desse patrimônio. Nós poderemos salvar a Medicina tradicional em São Tomé e Príncipe?, perguntou.
Veja mais em: TEDxSaoTome: Conferência de ideias para conectar a África
No espírito de ideias que merecem ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos, auto-organizadas locais que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência ao estilo TED. Confira o vídeo abaixo:
Com informações do TEDxSaoTome