Rio – O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou nesta sexta-feira a divulgação pela Comissão Eleitoral Independente da Guiné (também chamada de Guiné-Cronacri) dos resultados provisórios das eleições legislativas, quase três semanas após a realização da votação.
– O secretário-geral felicita o Governo, instituições e todos os demais parceiros guineenses por sua contribuição para a organização e realização dessas eleições – disse o porta-voz de Ban Ki-moon em um comunicado.
Um acordo para realizar eleições em setembro foi assinado em Conacri, a capital do país, em 3 de julho, no final do diálogo político mediado pela ONU e que teve início em março.
Ban Ki-moon elogiou os esforços contínuos de facilitadores do acordo de 3 de julho sobre a organização das eleições, sob a liderança de seu representante especial para a África Ocidental.
– Ele chama todas as partes a manter a calma e resolver todas as disputas através dos canais legais. As Nações Unidas vão continuar a apoiar os esforços da Guiné para reforçar a governança e instituições democráticas.
Com informações da ONU