Gibi online conta história sobre a crise humanitária no Sudão do Sul

0
402

level 3Com informações da ONU

Quadrinistas de diferentes partes do mundo se uniram ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) para produzir um gibi sobre a crise humanitária no Sudão do Sul. Publicação aborda desafios humanitários e os riscos enfrentados pela população em meio à guerra e à fome. História em quadrinhos está disponível online e gratuitamente.

Ilustradores e criadoresde gibi se uniram ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) para alertar o público sobre a guerra e a fome no Sudão do Sul. A parceria mobilizou artistas de diferentes partes do mundo para produzir uma história em quadrinhos disponibilizada gratuitamente pela agência da ONU em meio virtual. A publicação aborda os desafios enfrentados por uma assistente humanitária durante missões no país.

Chamada Living Level 3: South Sudan, a obra faz referência ao “nível 3”, classificação da ONU para designar as crises humanitárias mais severas e amplas. Para as populações vivendo em meio a essas tragédias, não há outra fonte de ajuda a não ser as organizações humanitárias como o PMA.

Com desenhos do italiano Alberto Ponticelli e colorização do congolês Pat Masioni, o gibi leva o leitor para o cotidiano de trabalhadores do PMA atuando num país assolado pela guerra civil e tensões políticas. Ao lado dos dilemas que atormentam Leila e das dificuldades que ela enfrenta para apoiar a população, o público descobre o impacto do confronto armado e da seca sobre os sul-sudaneses.

O gibi é uma obra de ficção, mas foi inspirado nas situações vividas por pessoas reais, que o autor da narrativa, o norte-americano Joshua Dysart, e oficiais do PMA conheceram durante uma viagem a Juba e Aweil, cidades do Sudão do Sul.

O país é atualmente a origem do maior fluxo de refugiados de todo o continente africano — desde 2013, cerca de 1,3 milhão de sul-sudaneses deixaram a nação para buscar segurança em territórios vizinhos.

Acesse e leia o gibi do PMA clicando aqui (em inglês).