Com informações do Centro de Excelência contra a Fome
Entre 8 e 12 de junho, duas professoras e duas merendeiras da Rede Municipal de Ensino visitam Dakar, capital do Senegal. Elas vão acompanhar uma missão técnica do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA). A viagem é resultado do prêmio recebido pelo primeiro lugar no concurso “Educação Além do Prato”.
Durante a viagem, elas terão a oportunidade de trocar experiências sobre o Programa de Alimentação Escolar desenvolvido na cidade de São Paulo com representantes de Ministérios da Educação de 27 países africanos. “As experiências brasileiras acerca da alimentação escolar são tidas como referência por vários países da África. Esta é uma grande oportunidade de compartilhar as ações desenvolvidas aqui com profissionais de todo o continente”, diz Erika Fischer, diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).
O Prêmio Educação Além do Prato, realizado pela prefeitura de São Paulo em parceria com o Centro de Excelência, teve como objetivo fomentar estratégias integradas de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras em conjunto com a valorização dos cozinheiros nas escolas, com o objetivo de ampliar os espaços para reflexão sobre alimentação na comunidade educacional, com a participação efetiva dos alunos.
Todas as escolas da rede puderam participar. Cada uma pôde inscrever um projeto relatando as ações de mobilização em torno do tema da alimentação e o processo de busca e seleção de uma receita – na categoria Prato Quente ou Prato Frio. Foram inscritas 292 escolas (10,3% da rede).
A premiação dos projetos vencedores do prêmio aconteceu em dezembro de 2014, em cerimônia realizada no Palácio das Convenções do Anhembi. Além da viagem à África aos vencedores, os segundos colocados realizarão uma viagem a Brasília para participar de evento promovido pelo PMA no final de junho.
Viajarão a professora Sonia Maria Maruso Ribeiro e a merendeira Maria Aparecida Gomes Martins, que atuam na EMEI Recanto Campo Belo – Profª Dirce Zilles G. Borges dos Santos (Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro) e a coordenadora pedagógica Vivian Brandão Polli e a merendeira Claudia de Jesus Silva, que trabalham no CEI Conveniado Penha Bom Jesus (Diretoria Regional de Educação Penha).
Para mais informações, contatar:
Secretaria Municipal de Educação – Assessoria de Comunicação e Imprensa
+5511 3396-0356 / 0353
Isadora Ferreira, PMA/Centro de Excelência contra a Fome, +5561 2193 8513, +5561 9260 9835
isadora.ferreira@wfp.org