Por André Carlos Zorzi, Por dentro da África
A seleção do Mali conquistou o bicampeonato da Copa Africana de Nações da categoria Sub-17 neste domingo, 28 de maio. A equipe também havia conquistado a edição mais recente do torneio, disputada em 2015.
A grande final foi disputada diante da seleção de Gana, em Libreville, no Gabão, sede do torneio, e vencida pelos malineses por 1 x 0. O gol foi marcado por Mamadou Samake, aos 21′ da etapa inicial, após rebote do goleiro, que havia acabado de defender um pênalti de seu companheiro. Foi o primeiro e único gol sofrido pelos ganeses ao longo do torneio.
Após ambos terem sido líderes de seus grupos na fase inicial, as semi finais terminaram sem que nenhum gol fosse marcado. Gana superou Niger nos pênaltis, por 6 x 5, enquanto as cobranças do mali diante da Guiné-Conacri foram favoráveis por 2 x 0.
Na disputa pela 3ª colocação, a Guiné-Conacri venceu o Niger por 3 x 1. Mali, Gana, Guiné-Conacri e Niger serão as representantes africanas na Copa do Mundo da categoria, que será disputada em outubro, na Índia.
Confira a campanha dos campeões:
Mali 0 x 0 Tanzânia
Mali 2 x 1 Niger
Mali 6 x 1 Angola
Mali (2) 0 x 0 (0) Guiné-Conacri
Mali 1 x 0 Gana