Rio de Janeiro recebe mostra de cinema de John Akomfrah

0
181
Divulgação
Divulgação

Com informações do CCBB

De 14 de fevereiro a 5 de março de 2018, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro apresentará retrospectiva inédita dos filmes de John Akomfrah. Celebrado cineasta, nascido em Gana, Akomfrah é pioneiro na abordagem de vanguarda sobre a diáspora africana. Sua obra é reconhecida por refletir sobre a luta contra a opressão racial e denunciar ramificações contemporâneas do colonialismo.

A mostra apresenta 19 filmes, a maioria inédita no Brasil, entre ficções, documentários e videoinstalações. O programa traz um amplo painel sobre a disseminação das culturas de matriz africana no ocidente, traçando um percurso que cobre desde as raízes da escravidão, em trabalhos como Tropykos (2015), a obras de ficção científica de inspiração afro-futurista, como O último anjo da história (1995).

Destacam-se também filmes dedicados a figuras seminais da cultura negra, propondo diálogos imaginários com personagens históricos na luta política antirracista: Malcolm X, Martin Luther King e Stuart Hall.

SERVIÇO

Saiba mais aqui no site do CCBB

Curadoria: Rodrigo Sombra e Lucas Murari
De 14 de fevereiro a 5 de março de 2018
Quarta a segunda, das 9h às 21h
Local: CCBB RJ –Cinema I
End.: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Distribuição de senhas com uma hora de antecedência na bilheteria do CCBB
Espaço sujeito a lotação
Gratuito
Tel.: (21) 3808-2000
Programação completa: http://mostraakomfrah.com.br/