Com informações da ETC Comunicação
O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH reali
Para esta edição do Festival, foram recebidas 2.518 inscrições, sendo 405 brasileiras e 2.113 estrangeiras. Durante os dez dias de evento, o público terá acesso a uma amostra representativa da atual produção cinematográfica nacional e internacional, bem como de filmes reunidos em torno da temática do Cinema Negro.
O FESTCURTASBH busca valorizar a produção curta-metragista em seus diversos contextos e abordagens, possibilitando reflexões sobre a contemporaneidade. Sua realização permite ao público acompanhar como as produções em curta-metragem têm expressado de forma inquieta e inventiva os processos históricos, urgentes e emergentes.
O Festival promoverá ainda três Mostras Especiais. A primeira “Cinema Negro – Capítulos de uma História Fragmentada” (25 filmes) terá curadoria do crítico de cinema e pesquisador Heitor Augusto. A segunda, será dedicada à filmografia da cineasta e produtora ganesa-americana Akosua Adoma Owusu, e exibirá nove filmes. A terceira, “Tributo a Safi Faye” exibirá quatro filmes da diretora de cinema e etnóloga senegalesa que foi a primeira mulher da África Subsaariana a dirigir um filme comercialmente distribuído (“Kaddu Beykat”, lançado em 1975). Ao longo de sua carreira, Faye dirigiu vários documentários e filmes de ficção com foco na vida rural no Senegal.
Todos os filmes exibidos no FESTCURTASBH (exceto das Mostras Especiais) serão disponibilizados também em cabines individuais durante todo o evento. A programação completa está disponível no site http://
SERVIÇO
20º FESTCURTASBH
Data: 10 a 19 de agosto
Local: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte / MG