ONU: para combater o surto de ebola na África Ocidental é necessário 1 bilhão de dólares

0
171
Foto: ONU

Com informações da ONU

Rio – A ONU anunciou que é necessário 1 bilhão de dólares para uma resposta ao surto do vírus ebola na África Ocidental. O pedido foi feito nesta terça-feira (16) em uma coletiva de imprensa quando um panorama geral das exigências e necessidades para conter a doença na região foi apresentado.

“O custo e o sofrimento crescem exponencialmente a cada dia que demoramos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Esta não é apenas uma crise de saúde, ela apresenta graves consequências humanitárias, econômicas e sociais, que podem se espalhar muito além dos países afetados”, acrescentou.

As necessidades totalizam 9,8 milhões de dólares, que ajudarão nas ações essenciais, principalmente, nos três países mais afetados: Guiné, Libéria e Serra Leoa, durante seis meses.

Em sua mais recente atualização, divulgada nesta terça-feira (16), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que foram registrados até o momento 4.963 casos e 2.453 mortes causadas pelo vírus ebola nesses três países. Na Nigéria houve 21 casos e oito mortes e no Senegal foi registrado um caso.

O secretário-geral da ONU também convocou uma reunião de emergência sobre o surto,  a ser realizada na próxima quinta-feira (18),  com a presença da diretora-geral da OMS, Margaret Chan, que apresentará um plano de ação internacional para conter a ameaça. Além disso, durante a nova sessão da Assembleia Geral da ONU haverá uma reunião de alto nível para discutir as necessidades das pessoas e países afetados pelo ebola.

Com informações da ONU