Com informações da ONU
O Fórum Global de Nutrição Infantil de 2014 aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul, de 29 de setembro a 3 de outubro. O evento é considerado o mais importante fórum sobre alimentação escolar do mundo e a edição deste ano reuniu 250 participantes representando 46 países, incluindo oficiais de governo, representantes de organizações internacionais para cooperação e de ONGs.
Os participantes foram convidados a pensar estratégias para garantir programas de alimentação escolar sustentáveis em seus países, discutir os benefícios de investir em alimentação escolar com foco em nutrição, além de propor caminhos e influenciar a agenda global pós-2015.
Os 250 participantes, incluindo dez ministros e quatro vice-ministros de países africanos, escreveram um comunicado com as principais conclusões e recomendações do Fórum. Dentre os tópicos do comunicado estão o Desafio Fome Zero, a Agenda pós-2015 e o potencial da alimentação escolar para contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O documento recomenda que os governos considerem programas de alimentação escolar como um investimento e não uma despesa, ressaltando que os programas de alimentação escolar sustentáveis que incorporam diversas refeições nutritivas e balanceadas ligadas à produção da agricultura familiar é uma estratégia fundamental para obter sucesso no Desafio Fome Zero e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Com informações da ONU