Por dentro da África
No próximo dia 23, às 18h, o fotógrafo congolês Georges Senga participará de uma roda de conversa no Aparelha Luzia, em São Paulo.
Durante o encontro, Senga vai apresentar a série “Une vie après la mort”, em torno de Patrice Lumumba, líder da independência da República Democrática do Congo. O congolês faz uma série de montagens com imagens de arquivo de Lumumba ainda jovem e de um professor idoso, que tem uma semelhança notável com o líder falecido em 1961.
-Em 2012, eu conheci Kayembe Kilobo, um professor e agricultor de Lubumbashi e fiquei impressionado não apenas com a consciência política de Kilobo e admiração por Patrice Lumumba, mas também pelo comportamento e semelhanças físicas com Lumumba. Foi daí que partiu a ideia da série – disse Senga ao Por dentro da África.
Patrice Lumumba foi um líder anti-colonial e político congolês defensor dos valores anti-imperialistas e do pan-africanismo, defendendo consistentemente a solidariedade entre os povos da África para além dos limites de nação, etnia, cultura, classe e gênero. Foi eleito primeiro-ministro em 1960, mas ocupou o cargo apenas por 12 semanas devido a um golpe de Estado liderado pelo coronel Joseph Mobutu.
Saiba mais sobre a República Democrática do Congo em nossa reportagem especial
Saiba mais aqui sobre o evento
Serviço: Rua Apa, 78 – Campos Elíseos, São Paulo
Horário: 18h